quarta-feira, 21 de setembro de 2011



Amapá é o único Estado que apresenta resultado negativo no comércio, diz IBGE
Índice de Empregos mostra que o Estado vem destoando do resto do país quando o assunto é comércio varejista
 GALERIA DE FOTOS
Haroldo Canto, responsável pelo IBGE/AP, destalhou os índices recentes sobre o comércio varejista do Amapá em relação aos demais Estados (FOTO: MARCOS MONTEIRO)

Dados da Pesquisa Mensal de Emprego, divulgadas esta semana, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que o Amapá é o único Estado do Brasil que vem apresentando economia negativa. Essa diferença representa que o povo amapaense está sem dinheiro no bolso e muito mais cauteloso na hora de comprar.
Em janeiro deste ano, o índice do comércio varejista foi positivo de apenas 1,22%. Em fevereiro foi de 6,37%. Nos meses de março, abril e maio foram os piores até então, registrando consequentemente os índices negativos de - 2,48%; - 0,89% e de - 8%.
Em junho houve um pequeno crescimento positivo de 4,05%. Porém, em julho o comércio varejista voltou a apresentar índices negativos, marcando - 2,70%. “O ano de 2011 não está sendo positivo para o Amapá em relação ao comércio varejista. É o único Estado da Federação que está apresentando resultado negativo no comércio varejista. A situação é realmente complicada para o comércio estes seis primeiros meses”, comentou Haroldo Canto, responsável pelo IBGE/AP.

CAUSAS – Apesar do IBGE não avaliar as causas para que o comércio esteja apresentando os resultados negativos, Haroldo Canto, deduz que o consumidor optou nos últimos meses pagar dívidas em vez de gastar ainda mais. “Muitos consumidores não têm hoje condições de contrair novas dívidas. Então esses consumidores ainda buscam condições de pagar os débitos”, comentou.

MAIS COMPLICADO – Dentro do comércio varejista amapaense, os setores que mais sentiram o impacto negativo foram as vendas de veículos e as lojas de materiais de construção. “Nesses casos, a queda no índice foram muito maiores, chegando a - 9%”, comentou.
Haroldo destaca que os itens são produtos caros e que por conta disso tenham sofrido um abalo muito maior. “A diminuição nas obras públicas pode também ter causado a queda no consumo de produtos para a construção civil”, disse.

COMPARAÇÃO – Dentro da região Norte, o Amapá vem falhando quando o assunto é crescimento, destoando até mesmo dos Estados vizinhos. Por exemplo, no Tocantins, o crescimento bateu 20% no comércio varejista, em julho deste ano.

DEFINIÇÃO – O varejo é um termo usado para designar os setores de comércio que vendem diretamente para os consumidores finais. As atividades do comércio varejista são importantes, pois geram uma grande quantidade de empregos no Brasil.
Os principais setores varejistas brasileiros são:
- Supermercados e Hipermercados
- Farmácias
- Concessionárias de veículos
- Lojas de vestuários
- Lojas de materiais de construção
- Lojas de móveis e decoração
- Postos de gasolina
- Lojas de eletroeletrônicos
- Livrarias, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário