domingo, 16 de outubro de 2011

BARRO uma matéria prima nas mãos de Deus!

E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. (Gn 2.7vs)

Sabe-se que todo artista plástico ao iniciar sua obra, tem como peça fundamental a matéria-prima. Oscar Niemeyer um dos maiores arquitetos do mundo sempre contou com a ela para iniciar seus projetos, Aleijadinho um dos nomes de maior influencia do barroco brasileiro “amava a pedra sabão”, Monet “amava as tintas”, a siderurgia "ama o aço” e Deus, Deus AMA o barro. O barro é a matéria prima dele, interessante não? Pois é, Deus ama o barro, Deus busca o barro, porque ele tem interesse em usar o barro.

A Bíblia diz que Deus formou o homem do pó da terra, o texto hebraico faz um jogo de palavras com os termos “adam” que significa homem ou ser humano, e “adamá”, que significa solo ou terra cultivável O mesmo processo ocorre em Gn 3.19. (Destaca-se, assim, a estreita vinculação que existe entre a humanidade e a terra).
O lugar da habitação de Deus, sempre foi um trono de glória, na criação do mundo, durante 5 dias, Ele disse “Haja” e logo tudo se formou,tudo por meio da palavra, sem contato. Já na criação do homem, ele não usa a expressão verbal ele usa movimentos, ele toca, ele molda, ele cria. Para criar o homem Ele desce de seu trono de glória e vem até o Éden para que a coroa da sua criação receba tudo com detalhes minuciosos. Posso até imaginar Deus olhando para todas as matérias presentes no jardim, quando de repente percebe o barro, dá um sorriso e diz “meu projeto favorito só poderia ser criado com minha matéria prima favorita”. Deus então se abaixa e coloca a sua mão no barro, isso mesmo, sua mão poderosa e forte, ele coloca no barro e começa então a moldurar o homem e assim se traz a existência o ser vivente chamado “Coroa da criação de Deus”. E com base nisso já gostaria de te informar uma coisa espetacular, pó da terra, na ótica humana, é o ultimo estagio, isso fala de coisas que caíram, as coisas quando chegam ao estagio de pó é porque a vida totalmente se foi, isso, claro, para o homem, ser limitado e incapaz, mas para Deus, pó da terra é lugar de início, lugar de construção, pó da terra é instrumento para elevação de projetos, a imaginação de Deus é suficientemente extensa para transformar esse pó em que sua vida se encontra em um lindo debuxo, onde não será de encanto só para você, mas para todos aqueles que estão a sua volta e hoje convivem com o pó um dia olharão e verão que o Deus que ama pegar barros para transformá-los em projetos, fez o mesmo com o seu viver.

As atitudes de Deus na criação do homem nos passam lições fantásticas. Ele coloca a mão no barro, você consegue visualizar isso? O Deus Todo Poderoso, o (El shaday) ,moldando o homem com suas próprias mãos? Pois é, Ele fez questão de que você possuísse as suas digitais, Deus foi cuidadoso em te fazer criatura dele, pra que toda vez que o diabo tentar tocar em você, ele vai olhar e perceber que você tem dono, que você não é uma obra do acaso. Nunca mais pense que você não é alguém, nunca mais permita que as dificuldades sufoquem a sua vontade de viver porque você foi marcado, há um selo sobre sua vida, as marcas das mãos de Deus, do Deus que não te esquece, que não desiste de você te acompanham por onde os seus pés passam. Você tem dono!

Uma dúvida sempre inquietou meu coração – Porque Deus escolheu logo o barro?- Uma vez que todas as matérias-primas já haviam sido criadas, porque não o ouro, a prata, afinal de contas são eles que possuem maior valor, e de tanto questionar, o Espírito Santo me fez entender. A bíblia deixa bem claro naquilo que chamamos de "Figura de linguagem" que Deus sempre comparou o homem com Vaso de Barro, (Jr 18.1-6) e (2°Co 4.7). Nessas duas referencias bíblicas, Deus me fez entender o porquê do vaso ter que ser de barro:

1°-Na preparação do vaso de Barro quando se coloca água ele fica maleável, e sabe-se que água é um dos símbolos do Espírito, por isso me preocupo quando encontro crentes durões, irredutíveis, por que sei que Barro com água se torna maleável, flexível, se mexe, se move e è fácil ser controlado (Todo Líder ama isso), como você está?  #reflita!
2°- Todo vaso de barro é quebrável. Após ser moldado, pintado, e exposto, o vaso aparenta ser forte e perfeito, porém ele sempre precisa de uma base para estar de pé e se houver algum tipo de queda, ele se quebra e precisa de novo do oleiro. Isso nos fala de inteira dependência de Deus. Somos vasos bonitos, e fortes se estivermos embasados na palavra, pois se não for assim cairemos e nos tornaremos cacos. Existem pessoas que hoje se encontram em cacos, destruídos, talvez você esteja lendo e percebendo que a sua vida também se encontra em cacos, você caiu, porque em algum momento da sua vida lhe faltou o alicerce, e no campo da matéria, vaso quebrado só serve para o lixo,eu sei disso, mas a boa noticia é que no âmbito espiritual, vaso quebrado é matéria prima pro oleiro começar a moldura de novo. Saiba que o oleiro Jesus hoje deseja juntar os pedaços do teu vaso, talvez ninguém acredite mais, mas o oleiro olha e vê que desses cacos ainda pode se erguer um lindo vaso. FORTE ISSO NÉ?
3°- O Apostolo Paulo ao escrever a segunda carta a igreja de Corinto ele registra uma importante frase no versículo 7 do capítulo 4 “Valiosos mesmo são os tesouros de dentro do vaso”. E com isso eu quero apresentar a ultima lição que me foi passada por Deus. O vaso pode até ser bonito, ter o melhor molde, ter a pintura mais atraente, mas o bonito do vaso, não é o quanto ele brilha e sim o conteúdo que ele carrega dentro de si. O brilho da sua vida não é o seu estudo, não são os seus diplomas ou medalhas, o brilho da sua vida é a presença do Espírito Santo que está constantemente contigo, mesmo nos momentos de crise é possível enxergar em você a digital de Deus. Às vezes a pintura nem está tão atraente assim, mas as pessoas desejam ficar perto de você, sabe por quê? O tesouro que está por dentro exala um esplendor, exala uma beleza inigualável. O brilho é dele, a glória pertence a Ele, a beleza é dele, a majestade da vida é dom Dele, o valor do ser humano está em possuir a presença Deus... Não esqueça somos apenas vasos e vasos de "BARRO".

Obs.: Ao escrever este artigo, senti a presença de Deus ao liberar cada palavra, desde a primeira até a última, e sinto Deus me impulsionando a dizer que vai levantar os vasos, que vai erguer pessoas que estão caídas, isso é profético... Deixe o seu testemunho aqui e saiba que não foi em vão que o Espírito te trouxe a ler este artigo, ele deseja que você saiba que ele quer te levantar desse chão hoje, e começar uma nova historia na sua vida. “Temos, porém, esse tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós. (2°Co 4.7)” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário